E n v o l t u r a S

23 outubro 2011

ALMANAQUE GAÚCHO DA ZERO HORA

Desde 20 de setembro de 1999, seis vezes por semana, a antepenúltima página de Zero Hora é o espaço reservado para a publicação do Almanaque Gaúcho, uma seção que utiliza o conceito editorial de almanaque para divulgar o conteúdo essencialmente ligado à cultura e à história do Rio Grande do Sul.

Com mais de duas mil páginas editadas desde então, acumulou-se um manancial de informações que forma um painel instigante sobre o jeito de ser dos gaúchos, seu passado, seu imaginário, suas crenças, suas brincadeiras, suas efemérides.
E, ao melhor estilo de um almanaque, também abriu-se espaço para tantas outras informações que não sejam necessáriamente relacionadas ao nosso Estado.

Uma parcela considerável do conteúdo acumulado ao longo dos anos recebe aqui um novo tratamento gráfico, e a seção do jornal transfigura-se, dando origem ao ALMANAQUE GAÚCHO, o livro. Mas, na essência, a proposta editorial permanece intocada, o que se expressa,inclusive, nos vários elementos que são reproduzidos como fac-símiles no livro.

Certamente, nem tudo o que foi publicado nas milhares de páginas editadas em Zero Hora está contemplado neste volume, mas pode-se afirmar, sem errar, que muito do que o leitor encontrar ao folhear as próximas páginas irá remetê-lo a um cenário original, que o aproximará ainda mais do universo gaúcho.

Pedro Haase Filho - o Editor

Complemento o texto com a informação de que além de haver um trabalho meu na obra, a Zero Hora me publicou no ALMANAQUE GAÚCHO, 70 vezes. Motivo de orgulho e admiração.


Mediante o fato, incentivada pelo veículo e pelos amigos, e por já possuir participação em outros 16 livros de Editoras de São Paulo, RS e Rio de Janeiro, atreví-me a publicar meu primeiro trabalho solo que foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro pela editora Alcance, e que alegremente apresentarei aos gaúchos na Feira do Livro de 2011.

...dizer o quê???...que outros virão?...subentende-se!

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home